Renato Russo |
O tempo não para já dizia mestre Cazuza, e mesmo que este tempo seja ceifado de forma abrupta, ele continua andando, e hoje 15 anos depois da morte de um dos maiores letristas, compositores e interpretes da música brasileira ele continua aqui presente, como se nunca tivesse nos deixado.
Renato Manfredini Júnior ou Renato Russo como todos os conheciam nos deixou há exatos 15 anos na madrugada de 11 de outubro de 1996, vitimado pela AIDS Renato pesava 45 quilos quando faleceu, mas estes detalhes da sua morte passam despercebido diante de todo o legado que foi deixado e só o que pode se exaltar é a sua vida, rica em conteúdo, expressões, composições e amores.
Herbert Vianna líder da banda Os Paralamas do Sucesso já declarou, “A Legião Urbana é a maior banda brasileira de todos os tempos”... É verdade e muito desse reconhecimento todo se deve a Renato que mesmo tendo ido embora cedo viveu intensamente e continua vivendo até hoje nas letras de suas músicas.
Estas mesmas músicas que hoje inspiram filmes, recentemente aqui mesmo no blog eu escrevi sobre isso, Faroeste Caboclo, Somos tão Jovens e Rock Brasília – Era de ouro, são três produções que tem como ponto principal a Legião Urbana mais precisamente Renato Russo, além disso, a Vivo, empresa de telefonia móvel produziu um vídeo clipe de Eduardo e Mônica para o dia dos namorados.
Ainda temos as músicas da Legião Urbana em trilha sonora de novelas e filmes como se ela estivesse ainda em atividade, como se ainda Renato estivesse aqui cantando para nós.
Tendo eu vivido de forma intensa toda esta geração eu posso afirmar categoricamente que foi maravilhoso participar deste universo, conhecer toda a obra, assistir Renato Russo, me lembro como se fosse hoje, no dia 19 de maio de 1990 no Gigantinho em Porto Alegre, a Legião Urbana sobe ao palco e Renato fala o seguinte: “Boa Noite Porto Alegre... Vocês estão prontos???”
Não Renato, não estávamos prontos, mal entendíamos o que vocês significariam para as nossas vidas, e assim como no filme “O Homem do Futuro”, onde Zero viaja até 1991 para uma festa onde a música tema é “Tempo Perdido”, eu adoraria viajar para 1990 e assistir ao show com todo o conhecimento que tenho hoje, toda a clareza e poder entender o que aquilo significaria para a minha geração.
A Legião Urbana decidiu se dissolver 11 dias após a morte de Renato Russo, mas mesmo assim podemos ver a Legião Urbana por aqui, por ali em quase todos os lugares... E o Renato? Ele não morreu ídolos não morrem, eles entram para a história e permanecem gerações por gerações.
Viva a Legião Urbana!!!
Viva Renato Russo!!!
Viva Renato Russo!!!
Clipe de Tempo Perdido, trilha sonora do Filme "O Homem do Futuro"